Uma das maneiras mais eficientes para alcançar um crescimento para o varejo é entender como a decisão de compra dos consumidores. Embora não seja uma tarefa muito simples, é essencial que o comércio poderia ficar de fora da competição e vender mais.
Por que é importante para entender os hábitos de consumo
Quando você compreender o comportamento do consumidor, pode se comunicar melhor com seu público-alvo, atender e até superar suas expectativas. Este é o caminho mais curto para ganhar a lealdade desses clientes. Vamos falar sobre alguns dos fatores que influenciam a compra de varejo para ajudar você nesta jornada.
O comportamento do consumidor é tudo o que envolve suas ações no varejo ou loja online. Uma vez que as razões que leva a uma loja para as razões que influenciam a compra de um determinado produto, ou a retirada do mesmo.
O que influencia a decisão de compra dos consumidores
Como exemplo, podemos citar: o consumo de tendências, psicologia do consumidor, o uso de formadores de opinião, estilo de vida, e a fidelidade do cliente.
Tendências de consumo
Consulte estes dados a partir de uma investigação conjunta entre as empresas Parecer Caixa e Digitalks. Ele mostra que 6 em cada 10 consumidores que compram on-line, fazer comparações de preços também na loja física. Estas pessoas usam o smartphone para saber se vale a pena comprar em uma loja física ou pela internet.
Este é apenas um exemplo do tipo de informação que se pode obter sobre as tendências de consumo. Por que saber isso? Para o cuidado e os serviços diferenciados para ajudar o consumidor a optar por comprar em sua loja.
Psicologia do consumidor
Sabe quando o consumidor está apaixonado por uma marca, defende e é muito fiel a ela? Isso não acontece por acaso. As grandes empresas do estudo de como o consumidor se sente e o que pensa sobre eles para construir essa relação. Normalmente, é a emoção que determina essa paixão. O emocional é um fator determinante para a realização da compra.
Influenciadores
As marcas sempre aposta no famoso para influenciar a decisão de compra dos consumidores. Com a internet, esta prática tornou-se muito maior. E o arquiteto não tem que ser muito famoso, mas para ter seguidores nas redes sociais que confiar no que ele recomenda. A família e os amigos também podem ser excelentes influenciadores, porque eles compartilham seus gostos e experiências sobre lojas, produtos e /ou marcas que usam.
Como podemos ver, conhecer o público-alvo para o seu negócio e saber como influir, não faz muita diferença, sendo um ponto para explorar em busca de melhorias em suas vendas. Desde então, conhecer os fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores, no que você é capaz de criar um vínculo com ele e ganhar a sua lealdade.
Você sabe que o comportamento de seu público consumidor? Ou você acredita que ainda tem muito que aprender sobre isso? Partilhe connosco as suas experiências e dúvidas!
Fonte: blog.roge.com.br/quais-fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores